Máquina de solda para oficinas e serviços automotivos

Máquina de solda para oficinas e serviços automotivos

Os soldadores para serviços automotivos devem ser leves, compactos e compactos – eles geralmente trabalham em locais inacessíveis. Eles devem ser resistentes a condições ambientais adversas (vernizes, graxas, poeira, limalhas de metal etc.). Os próprios dispositivos devem ter um invólucro compacto e resistente a choques e impactos. Eles devem ter cabos de alimentação longos e cabos de energia com isolamento de alta qualidade, o que facilita o trabalho se o dispositivo tiver que ser movido com frequência. O dispositivo também deve ser fácil de operar, garantindo uma mudança rápida e fácil dos parâmetros de soldagem.

Vale a pena mencionar o tipo e a espessura do material soldado – com base nisso, você pode selecionar o dispositivo ideal para a sua aplicação.

Também é importante ter uma instalação elétrica. A proteção de 16A geralmente impede o uso de máquinas de solda com transformador menos eficientes em termos de energia. Em comparação, as máquinas de solda com transformador de até 160A exigem proteção de 20-25A e as máquinas de solda com inversor, 16A.

Equipamento MIG
Máquina de solda MIG – Paton

Um parâmetro muito importante é o ciclo de trabalho da máquina de solda. Ele indica por quanto tempo podemos soldar a máquina em um ciclo de soldagem de 10 minutos. 60% do ciclo de soldagem na potência máxima significa que podemos soldar a máquina na potência máxima por 6 minutos e, em seguida, temos de parar de trabalhar por 4 minutos para evitar o superaquecimento da máquina.

Vale a pena observar com quais elementos a máquina de solda está equipada, se ela contém os fios e os cabos necessários para poder usar a máquina imediatamente.

O departamento de equipamentos de soldagem do E.O. Paton Institute of Electrical Welding, para atender às necessidades de pequenas e grandes oficinas automotivas, oferece dispositivos que atendem de forma ideal aos critérios acima. Os dispositivos desse tipo incluem:

Série ADI – TIG DC e TIG AC/DC TIG DC e TIG AC/DC

Série PSI – MIG/MAG DC

Tartalomjegyzék
Características essenciais dos soldadores Paton
Máquinas de solda profissionais usadas em condições de trabalho intensivo
Características essenciais dos soldadores Paton
Uma característica fundamental das máquinas PATON é seu baixo peso (ADI-5,7 kg; PSI-10,8 kg), o que permite que elas se movimentem livremente. Ambos os dispositivos ADI-200 S DC TIG/MMA e PSI são equipados com um suporte de cabo de 3 ou 4 metros do fabricante alemão Abicor Binzel. O conjunto inclui cabos de aterramento de 3 ou 4 metros de alta qualidade com uma capacidade de condução de corrente de mais de 300A. Nas oficinas automotivas, o equipamento mais comumente usado é uma máquina de solda semiautomática e, com menos frequência, uma máquina de solda TIG e MMA. Os elementos mais comumente soldados são chapas metálicas finas de aço doce, aço de baixo carbono, aço de alta pressão com até 4 mm de espessura (pisos, chapas metálicas, soleiras, esqueleto e estrutura de suporte). O dispositivo ideal para o tipo de componentes soldados é a série PSI de flashing.

Se quisermos soldar chapas finas de alumínio, galvanizadas, aço inoxidável (capô de sucção, capô de carro – chapa de alumínio e galvanizada), devemos usar uma máquina de solda TIG.

Ao soldar elementos de alumínio, devemos usar uma máquina de solda com função AC. As chapas galvanizadas e o aço inoxidável podem ser soldados com uma máquina de solda TIG equipada com uma função CC.

Portanto, o TIG AC/DC ADI 200 é o dispositivo ideal para combinar as funções AC e DC. As máquinas TIG e MIG/MAG da PATON nos permitem obter soldas de alta qualidade, tanto para a soldagem de chapas metálicas comuns com baixo teor de carbono quanto para a soldagem de aço inoxidável e alumínio. Um recurso importante dos dispositivos TIG é a ignição sem contato, graças à função HF integrada. O evento sem contato é a ignição inicial do arco sem tocar na peça de trabalho por meio de um gerador de alta tensão integrado. O salto de faísca entre o eletrodo de tungstênio e a peça de trabalho é o início do processo de soldagem. A falta da função HF afeta a qualidade da soldagem e causa danos frequentes ao eletrodo de tungstênio. Uma função muito importante na soldagem de peças metálicas finas é o pulso incorporado. A soldagem TIG com pulso é usada na soldagem de peças com menos de 1,5 mm de espessura, o que evita a queima de material fino. A soldagem TIG com pulso também é usada para soldar aço inoxidável. O pulso afeta a redução da zona afetada pelo calor e, portanto, a ausência de descoloração do material.

Máquinas de soldagem profissionais usadas em condições de trabalho intensivo
A máquina de solda TIG ADI-200S tem muitas funções úteis, além da pulsação mencionada anteriormente, cujos valores podem ser facilmente alterados no visor LCD. Entre as principais funções do dispositivo estão: fluxo de gás inicial, fluxo de partida, tempo de subida da corrente, tempo de descida da corrente, fluxo de enchimento da cratera, fluxo de gás final, regulagem da corrente de soldagem, frequência de pulsação da corrente e fator de enchimento. A capacidade de ajustar cada um dos parâmetros acima possibilita a obtenção de uma solda de alta qualidade.

Usando o método MIG/MAG, soldamos aços não ligados e de baixa liga principalmente com proteção de gás CO2 e CO2, Ar+CO2. Os aços de alta liga são soldados em uma blindagem de argônio com 1÷3% de O2 ou 2÷5% de CO2. Argônio, hélio ou suas misturas são usados para soldar todos os metais, na prática para Al, Mg, Ti, Zr e outros metais e suas ligas. A soldagem por pulso MIG/MAG foi projetada para facilitar o controle do processo de soldagem em posições espaciais diferentes da parte inferior, bem como a soldagem de metais não ferrosos e o controle da espessura da fusão, o que é especialmente importante na soldagem de materiais finos.

Os dispositivos MIG/MAG da PATON são dispositivos universais com um migrador, máquina de solda TIG e MMA. As funções adicionais incorporadas de TIG e MMA ampliam a gama de aplicações. O suporte MIG/MAG e a capacidade de soldar arame em pó (capacidade de alterar a polaridade do migrador) são os recursos do dispositivo a serem observados.

As máquinas de solda com inversor MIG/MAG, TIG e MMA acima foram projetadas para uso em condições de trabalho intensivo em oficinas e serviços automotivos. A possibilidade de regulagem precisa de cada parâmetro do dispositivo inversor, a estabilidade do arco, as pequenas dimensões que permitem o uso desses dispositivos em qualquer lugar e a alta confiabilidade são os recursos que fazem com que esse tipo de dispositivo seja procurado pelos profissionais do setor automotivo. O controle preciso dos parâmetros de soldagem e a alta estabilidade do arco afetam a obtenção de uma solda confiável e de alta qualidade, o que é de particular importância na indústria automotiva.